A Geração Z e as Dificuldades com Tecnologia
A Geração Z, também conhecida como GenZ, corresponde às pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Essa geração, que deve representar cerca de 27% da força de trabalho mundial até 2025, vem enfrentando dificuldades surpreendentes no uso de tecnologias comuns em ambientes de trabalho, como computadores, impressoras e ferramentas de comunicação digital.
Apesar de terem crescido em meio à tecnologia e à internet, muitos integrantes da GenZ demonstram problemas com tarefas relativamente simples, como enviar e-mails, agendar reuniões e até mesmo usar impressoras e scanners. Isso soa contraditório, já que essa geração é vista como nativa digital.
O que as Pesquisas Revelam
Diversas pesquisas realizadas por empresas como Dell, HP e o Fórum Econômico Mundial têm documentado esse fenômeno. Alguns dados relevantes:
- 44% dos entrevistados da GenZ disseram que a escola ensinou apenas o mínimo de habilidades com computadores.
- 37% não sentem que as escolas estão preparando adequadamente os alunos menores de 16 anos para lidar com a tecnologia necessária para suas carreiras.
- 40% consideram o aprendizado de novas habilidades digitais essencial para suas opções de carreira.
Isso indica que, apesar de serem nativos digitais, muitos integrantes da GenZ reconhecem suas próprias limitações e a necessidade de desenvolver habilidades técnicas mais avançadas.
Exemplos de Dificuldades Encontradas
Alguns relatos ilustram bem os problemas enfrentados por essa geração:
- Garret B. Miller, de 25 anos, teve dificuldades para usar scanners e copiadoras no trabalho, chegando a demorar para entender que precisava colocar o papel de cabeça para baixo.
- Uma professora de astrofísica relatou que alunos de engenharia tiveram problemas em usar um software de simulação, pois não conseguiam encontrar os arquivos salvos.
- Muitos têm dificuldade em usar ferramentas básicas de produtividade, como agendar reuniões no Google Meet.
Essas dificuldades revelam que a familiaridade com smartphones e redes sociais não se traduz necessariamente em habilidades técnicas mais avançadas.
As Raízes do Problema
Diversos fatores sociais e tecnológicos podem ter contribuído para essa situação:
- Gerações anteriores, como os Millennials, tiveram acesso mais tardio a computadores e internet, o que os levou a desenvolver habilidades técnicas de forma mais gradual.
- O uso generalizado de smartphones e aplicativos intuitivos pode ter criado a falsa impressão de domínio da tecnologia, sem a necessidade de entender seu funcionamento mais profundo.
- A integração da informática no currículo escolar ainda é insuficiente, com aulas de computação muitas vezes sendo vistas como atividades extracurriculares.
Essa falta de familiaridade com os fundamentos da tecnologia pode ter gerado uma “alfabetização digital” superficial, deixando lacunas no conhecimento prático necessário para o ambiente de trabalho.
Soluções Propostas
Para superar esses desafios, algumas soluções têm sido sugeridas:
- Integrar a informática de forma mais efetiva no currículo escolar, desde o ensino fundamental, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas de maneira contínua e contextualizada.
- Adotar metodologias de ensino mais interativas e lúdicas, que envolvam os alunos de forma ativa no aprendizado de tecnologia.
- Incentivar uma cultura de aprendizado contínuo e de não ter vergonha de pedir ajuda quando necessário, combatendo o “tech shame”.
- Promover maior empatia e colaboração entre gerações, para que as experiências e conhecimentos sejam compartilhados de forma produtiva.
Afinal, o domínio da tecnologia é um desafio que perpassa todas as gerações, e a chave está em encontrar o equilíbrio entre facilidade de uso e profundidade de conhecimento.